Um ano sem Artur Almeida: ‘Ausência muito grande’, diz filha do jornalista - TV Canal Dom Silvério

Participe nossa grupo

 Anuncie Aqui no TV Canal

Um ano sem Artur Almeida: ‘Ausência muito grande’, diz filha do jornalista

Share This

Morte do jornalista Artur Almeida completa um ano
Amanda Almeida seguiu os passos do pai e do avô. Jornalista, ela trabalha com as palavras todos os dias. Mas, para falar do pai, Artur Almeida, parece não encontrar vocábulos que definam o que foi este ano sem ele.
morte do editor-chefe e apresentador do MG1 completa 1 ano nesta terça-feira (24). E, para ilustrar o que foi este período, a jornalista disse “uma ausência muito grande devido à presença também muito grande nas nossas vidas”.
Artur Almeida passava férias com a mulher e a filha mais nova em Lisboa, Portugal, quando passou mal e sofreu uma parada cardiorrespiratória. O corpo do jornalista, muito conhecido em Minas Gerais, foi enterrado com homenagens em 3 de agosto.
A filha contou que, por ter sido sempre muito familiar, a falta de Artur deixa os dias muito difíceis. Amanda disse que a casa que a família tem em Casa Branca, distrito de Brumadinho, é “o lugar de afeto do meu pai” e que estar nela é sentir a ausência com muita intensidade.
Jornalista Artur Almeida, da TV Globo Minas (Foto: Reprodução/TV Globo)
Jornalista Artur Almeida, da TV Globo Minas (Foto: Reprodução/TV Globo)
A “companheira” de Artur, a cadela Cholita, também morreu meses após o jornalista. E, agora, a família ainda estranha estar na casa que era o refúgio da dupla.
Apesar da dor e da saudade, Amanda disse, com voz doce, que a família também tem recebido muito carinho dos amigos, dos colegas, dos fãs de Artur.
Isso conforta um pouco porque temos a consciência de que era uma pessoa especial (...) um bom humor incrível”, disse.
Amanda revelou que Artur, por ter tido poucas fotos na própria infância, sempre fez questões de registrar e gravar em fotos e vídeos os momentos em família. E estes vídeos deixaram de ser somente recordação e se tornaram uma conexão com o pai.
“Muita, muita saudade dele”, tentou resumir o sentimento que, no início da entrevista, parecia sufocante.

Homenagens

Jornalista Artur Almeida recebe homenagem dos colegas de trabalho
No dia 3 de maio, a Globo prestou uma homenagem ao colega Artur Almeida. Uma placa em sua memória foi descerrada pelos pais do jornalista dentro da redação, em Belo Horizonte.
Além dos pais, estiveram presentes a mulher, as filhas, irmãos, cunhadas.
“O fato de a Globo estar homenageando o Artur, na realidade, é uma homenagem que se estende a todos, porque nos leva a viver intensamente este momento, com muita emoção”, disse o pai de Artur, o também jornalista Guy de Almeida.
Na placa, as palavras do também mineiro Guimarães Rosa simbolizam o sentimento com a falta de Artur na redação: “as pessoas não morrem, ficam encantadas”.
Muitas manifestações de pesar e saudade foram recebidas no dia da morte de Artur. Uma das homenagens mais marcantes foi o depoimento da jornalista Isabela Scalabrini, com quem o jornalista dividiu a bancada do MGTV por mais de 20 anos.
Artur Almeida é homenageado pela colega Isabela Scalabrini

Carreira

Artur Nogueira de Almeida Neto nasceu em Belo Horizonte em 18 de maio de 1960. Filho do também jornalista Guy Affonso de Almeida, Artur se formou na Pontifícia Universidade Católica (PUC) da capital mineira, em 1983.
Começou no rádio. Em 1987, foi para a TV Globo Minas. O início foi na Redação. Em março de 1992, se tornou repórter.
Na função, cobriu fatos importantes em Belo Horizonte e por todo o estado. O destaque na rua logo o transformou em âncora do MGTV. Também apresentou o Bom Dia Minas. Em 1998, além da bancada, também assumiu a chefia do MGTV 1ª Edição.
Artur era um defensor do jornalismo comunitário e também um entusiasta das reportagens de serviço e de lazer para o telespectador.
Placa na redação da Globo em Belo Horizonte homenageia o jornalista Artur Almeida (Foto: Eliana Prudente/TV Globo)
Placa na redação da Globo em Belo Horizonte homenageia o jornalista Artur Almeida (Foto: Eliana Prudente/TV Globo)

Nenhum comentário:

Facebook