Dia da consciência Negra e Abordado na Tribuna livre - TV Canal Dom Silvério

Participe nossa grupo

 Anuncie Aqui no TV Canal

Dia da consciência Negra e Abordado na Tribuna livre

Share This


O cidadão Arthur Vinicios de Souza e Souza fez o uso da Tribuna Livre da reunião da última quinta-feira (14) para falar do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Arthur citou argumentos usados para “diminuir a importância do Dia”, como a religião – quando as pessoas falam que todos são filhos de Deus e por isso são todos iguais – e a biologia – quando as pessoas se referem a igualdade biológica entre os seres humanos.

“O problema nosso é social, não tem nada a ver com biologia. A gente não está aqui para poder discutir se o corpo humano do negro é igual o corpo do branco. O problema é social e existe uma diferença que a gente precisa discutir. Esse assunto tem que deixar de ser tabu”, disse Arthur.

Arthur lembrou que a abolição da escravidão no Brasil aconteceu sem nenhuma política pública para inserir os negros na sociedade, contribuindo para a diferença social ainda hoje existente.

A miscigenação da população brasileira, segundo Arthur, contribui para que o preconceito, às vezes, fique velado. “A miscigenação encobre essa diferença”, falou. Arthur citou uma frase da artista Elisa Lucinda: “se você vai em um lugar que você sabe que vai encontrar negro, vai em um lugar que você sabe que vai encontrar brancos, é segregação”.

O participante da Tribuna Livre destacou a importância das políticas de ações afirmativas afirmando que elas são o caminho para diminuir a diferença social entre brancos e negros. “Enquanto não houver uma equidade, não adianta falarmos em consciência humana”.

Arthur encerrou a fala apresentando o videoclipe Pele Preta, de sua autoria, que foi gravado no Cemitério dos Escravos, localizado no Distrito do Pontal em Ponte Nova.

Os vereadores fizeram comentários sobre o assunto, destacando a importância de colocar o tema em pauta nas discussões.

Nenhum comentário:

Facebook