Doctum promove evento em defesa do diálogo contra a homofobia e respeito às diversidades - TV Canal Dom Silvério

Participe nossa grupo

 Anuncie Aqui no TV Canal

Doctum promove evento em defesa do diálogo contra a homofobia e respeito às diversidades

Share This
LGBTTQI+: resistência, superação e um legado 
de esperança”, amplia discussão sobre gêneros e propõe diálogos 

A Doctum Monlevade promove no próximo sábado (23), o II Colóquio de Direito e Diversidades com o tema: “LGBTTQI+: resistência, superação e um legado de esperança”. A proposta é ampliar o debate sobre questões de gênero e diversidade em vários contextos na atualidade.
Com entrada franca e aberto a toda a comunidade, o Coloóquio promove através de mesas redondas, apresentações e abre discussões e reflexões sobre a temática LGBTTQI+, sigla que abrange pessoas que são Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo, Assexuais/Arromânticas/Agênero,Pan/Poli, e mais.coordenação do evento é do professor Walter Veloso, coordenador do curso de Direito da Rede Doctum. Para ele, o momento é oportuno para trazer à tona, a discussão sobre a temática LGBTTQI+, pouco debatida em cidades do interior de Minas, como João Monlevade. “Queremos ampliar o debate sobre as diversidades, diminuindo os preconceitos e construindo o diálogo”, disse o professor.
Ainda conforme Veloso, a realização busca também abrir espaço para informações, diminuindo problemas ligados à homofobia e, principalmente, às pessoas que têm dificuldade de lidar com o gênero e não conseguem se inserir na própria família. “É importante construir o diálogo sobre a temática, principalmente, porque estamos numa universidade, lugar de formação. É fundamental inserir esse assunto na comunidade, que é convidada a participar desse encontro”, disse.
O professor Walter Veloso afirma ainda que há diversos casos em que o preconceito e a homofobia aparecem de formas veladas dentro das famílias. Segundo ele, não há ideologia de gênero e o evento não levanta nenhuma bandeira política. Mas se trata de uma abertura à conversa. “É importante conversar a respeito desses temas, buscando a formação e a orientação para uma sociedade que respeita as diversidades. Se não pudermos discutir gênero nas escolas, nas universidades, onde vamos debater?”, indagou. 
O II Colóquio será realizado na Faculdade Doctum, à rua 16, no bairro Vila Tanque e começa a partir das 8h30, com credenciamento, depois, segue a programação:
9h Mesa 1 – Panorama LGBTTQI+ no Brasil: Diálogos e Reflexões Contemporâneos. Palestrantes: Prof. Rainer Bonfim (Ufop). Mediador: Profa. Andrea Chamon.
11h: Mesa 2: Gestão Educacional pela Diversidade. Palestrantes: Prof. Joel Santos, Prof. Breno Eustáquio, Prof. Luiz Felipe. Mediador: Prof. Walter Veloso. 13h30 Mesa 3: Criminalização da Homofobia Conquista de Direito ou Punitivismo? Palestrantes: Prof. Diogo Luna Moreira (UEMG). Mediador Prof. Marcos Bernardes. 15h Mesa 4: Inclusão x Precarização do Trabalho e a População LGBTTQI+/ O Direito à Saúde para Mulheres Lésbicas e Bi. Palestrantes: Prof. Breno Lucas de Carvalho Ribeiro e Profa. Isabela Guimarães Alves (UFMG). Prof. Walter Veloso. 16h30: Mesa 5: Trajetórias: Lugar de Fala e Lugar de Escuta. Mediador: Prof. Ícaro Trindade. 

Nenhum comentário:

Facebook