João Monlevade tem situação satisfatória para focos do Aedes - TV Canal Dom Silvério

Participe nossa grupo

 Anuncie Aqui no TV Canal

João Monlevade tem situação satisfatória para focos do Aedes

Share This

Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou nesta semana os dados do último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa), realizado entre os dias 15 e 18 de outubro. De acordo com o indicador, João Monlevade encontra-se em situação satisfatória para o número de focos encontrados do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O índice médio de infestação é de 0,8% – as condições satisfatórias consideradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) assinalam um índice inferior a 1%.
Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Doenças Transmitidas pelo Aedes, Márcia Ooteman, “o levantamento de índice do Aedes é importante pois permite categorizar os municípios quanto ao risco da ocorrência de epidemias e também identificar as localidades mais críticas e os depósitos predominantes. Este levantamento, realizado no mês de outubro, mês que antecede o período sazonal, permite a adoção de ações oportunas. É importante dar ampla divulgação para ampliar as ações de prevenção envolvendo outras áreas”, disse.
O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) e o Levantamento de Índice Amostral (LIA) são métodos de amostragem e mapeamento dos índices de infestação por Aedes aegypti e Aedes albopictus.
O LIRAa e o Levantamento de Índice Amostral LIA foram desenvolvidos em 2002, para atender à necessidade dos gestores e profissionais que operacionalizam o controle das arboviroses de dispor de informações entomológicas em um ponto no tempo (antes do início do verão) antecedendo o período de maior transmissão, com vistas ao fortalecimento das ações de combate vetorial nas áreas de maior risco.

Nenhum comentário:

Facebook