Fortes chuvas previstas para BH e regiões de Minas Gerais mobilizam órgãos públicos - TV Canal Dom Silvério

Participe nossa grupo

 Anuncie Aqui no TV Canal

Fortes chuvas previstas para BH e regiões de Minas Gerais mobilizam órgãos públicos

Share This

As fortes chuvas que devem atingir Belo Horizonte, a Região Metropolitana e outras regiões de Minas Gerais mobilizam os órgãos públicos para a prevenção de tragédias e a manutenção de serviços. Desta quinta-feira (23) até sábado (25), o volume de chuva previsto pela Defesa Civil de Minas Gerais é de 250 milímetros.
Além do fechamento de vias com risco de alagamento, haverá aumento do efetivo de funcionários para a manutenção de serviços como o fornecimento de energia.
“Existe uma previsão meteorológica que pode acontecer da faixa Leste até a Região Centro-Oeste de Minas Gerais, por isso passa por BH e Região Metropolitana. Temos áreas como a Zona da Mata, Região do Vale do Rio Doce que poderão ser impactadas com essa chuva”, disse o Tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador adjunto da Defesa Civil do estado.
Um levantamento do Serviço Geológico do Brasil apontou que Minas Gerais tem 623.424 pessoas em áreas de risco, em 189 cidades. Belo Horizonte tem 10.860 pessoas em áreas de risco, em 2.715 moradias.

Plano de emergência de Minas Gerais

A Defesa Civil de Minas Gerais divulgou, nesta quarta-feira (22), o Plano de Ação Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte, envolvendo 13 cidades. O objetivo é que o órgão possa, junto com a Polícia Militar (PM), o Corpo de Bombeiros, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), atuar com rapidez caso a previsão de tempestade para os próximos dias se confirme. As ações se estendem até o dia 27 de janeiro.
Segundo o comunicado, já nesta quinta, a Cemig aumentou o efetivo com 380 pessoas. Para sexta-feira (24), esse número sobre para 560 funcionários, além do quadro de funcionários de rotina. A ideia é que, assim, Cemig e Copasa restabeleçam rapidamente os serviços que forem prejudicados pela chuva.

Alerta SMS e telefones úteis

A Defesa Civil de Minas Gerais possui um serviço de alerta meteorológico através de mensagens de texto. Os interessados em receber os avisos devem enviar um SMS para o número 40199 com o CEP de onde mora. Mensagens sobre enchentes, vias interditadas e alertas de chuvas.
Os moradores de Belo Horizonte, principalmente os que moram perto de encostas, podem pedir vistorias para a Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel) através do número (31) 3277-6409.
Em caso de risco geológico, com observação de movimentação de terreno ou rachaduras em casas, a Defesa Civil deve ser acionada através do número 199.

Plano de emergência de Belo Horizonte

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vai executar um plano emergencial para o período. Em 11 pontos da cidade, serão distribuídos caminhões, carregadeiras, escavadeiras, retroescavadeiras, tratores, caminhões prancha e hidrojatos.
Além disso, a PBH reservou vagas em pousadas da capital para famílias que eventualmente ficarem desabrigas. Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social estarão de plantão 24 horas para atendimentos. Para esta quinta e sexta-feira, o prefeito Alexandre Kalil transferiu seu gabinete para o Centro Integrado de Operações (COP) de Belo Horizonte para acompanhar as ações.

Pontos com monitoramento em BH neste fim de semana


Pontos de BH que terão equipamentos especiais para a chuva — Foto: Defesa Civil
Pontos de BH que terão equipamentos especiais para a chuva — Foto: Defesa Civil
  • Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH);
  • Praça 1º de Maio, próximo à estação São Gabriel;
  • Avenida Cristiano Machado com Via 240, próximo à Estação São Gabriel;
  • Avenida Vilarinho com Álvaro Camargos;
  • Avenida Tereza Cristina com Via 210;
  • Avenida Bernardo Vasconcelos;
  • Avenida Francisco Sá;
  • Avenida Prudente de Morais;
  • Avenida Otacílio Negrão de Lima;
  • Avenida Silva Lobo;
  • Avenida Silviano Brandão com Pitangui.

Nenhum comentário:

Facebook