Defesa Civil descarta enchentes, mas alerta para risco de queda de barreiras em Nova Era - TV Canal Dom Silvério

Defesa Civil descarta enchentes, mas alerta para risco de queda de barreiras em Nova Era

Share This


As chuvas voltaram a preocupar a população de Nova Era, mas o volume de água não foi suficiente para fazer com que o rio Piracicaba transbordasse e a cota de medição chegou “somente” ao estado de alerta. A cidade já passou por uma enchente no final de janeiro e não esperava enfrentar outro momento de surpresa deste tipo.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil em Nova Era, Cristiano Martins da Costa, recentemente, as chuvas voltaram a cair mais volumosas, o que surpreendeu a cidade. Mas ele garante que houve ações rápidas para informar a população de acordo com as réguas de controle do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), usadas para medir o nível do rio Piracicaba.
“Graças a Deus, o rio não subiu mais que a régua de alerta, a população, claro que ficou preocupada, teve pessoas até fazendo mudança de casa, mas agora o rio está voltando ao normal, apesar de estar cheio ainda. Creio que de agora para frente não teremos mais problemas, até porque estamos chegando no final do período de chuvas”, informou ele.
Segundo Cristiano Martins, o risco maior que se tem agora é o geológico, de queda de barreiras, porque, como choveu muito, as encostas estão encharcadas. Ele disse que a Defesa Civil está atenta a uma situação de emergência, mas que acredita que não haverá mais enchentes mesmo com as condições meteorológicas acima da média.
A Defesa Civil se baseia no sistema de monitoramento do CPRM, que são as réguas de atenção, alerta e de enchente, que é a parte técnica. A instituição monta um plantão 24h de monitoramento e, à medida que o rio sobe, avisa a população, pedindo para ela também ficar atenta.

Nenhum comentário:

Receba Notícias Pelo Whatsapp

 Anuncie Aqui no TV Canal