Dia Nacional do Café: paixão brasileira no pé da Serra do Caraça - TV Canal Dom Silvério

Dia Nacional do Café: paixão brasileira no pé da Serra do Caraça

Share This

Sarah Helena Neves Xavier, comanda a segunda geração produtora do Café Serra do Caraça, que começou com o pai dela. Uma plantação que fica  no pé da Serra do Caraça, na comunidade do Sumidouro, subdistrito de Santa Bárbara.
A venda do café acontece em pontos fixos em Barão de Cocais e Santa Bárbara, “Vendemos para cafeterias em todo o Brasil, e vendo também pelas redes sociais e, por isso, ele viaja o mundo: Suécia, EUA e Canadá”, contou.
Sarah Xavier fala que o café é a  conexão entre as pessoas. “O café não é apenas uma bebida, é um catalisador de conexão entre pessoas. Decisões são tomadas após um café, encontros são promovidos ao redor dele. E isso tudo é resultado de todo nosso cuidado e carinho como agricultores”, comentou.
O mês de maio foi escolhido para homenagear o café, porque é neste período que se inicia a colheita dos grãos, em grande parte das regiões cafeeiras. A data foi incluída no Calendário de Eventos do Brasil, em 2005, pela própria Associação Brasileira da Indústria de Cafés (Abic). Mas com a pandemia do coronavírus, essa celebração terá que ser feita dentro de casa, o que não impede a degustação de um ótimo café. Nada muito diferente do que os brasileiros já fazem no dia a dia. Só em 2018, o consumo médio de café por ano alcançou 839 xícaras por pessoa, segundo dados da Abic.
O país é o maior produtor e exportador mundial da bebida no mundo. Minas Gerais lidera a produção, mas estados como Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Paraná também se destacam. A cafeicultura, aliás, foi responsável pela urbanização de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e boa parte dos municípios paulistas.
Diário de Vale

Nenhum comentário:

Receba Notícias Pelo Whatsapp

 Anuncie Aqui no TV Canal