Primeiro mês afetado pelo isolamento social completo devido à pandemia destruiu 8,6 milhões de empregos - TV Canal Dom Silvério

Primeiro mês afetado pelo isolamento social completo devido à pandemia destruiu 8,6 milhões de empregos

Share This

No primeiro mês completo de isolamento social pela covid-19, 8,6 milhões de pessoas deixaram de trabalhar em empregos formais e informais, na comparação com igual período de 2019. Em abril houve um encolhimento inédito de 9% na população ocupada, segundo dados isolados para abril da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad).
A Pnad Contínua, calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mede a desocupação por trimestres – e havia apontado fechamento de 4,9 milhões de vagas no trimestre encerrado em abril. Com base no dado oficial, pesquisadores do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) estimaram a eliminação mensal de empregos na pandemia.
Em março, mês que foi apenas parcialmente afetado pelo isolamento, a destruição de postos de trabalho havia atingido 2,3 milhões de pessoas na comparação com o mesmo período de 2019, de acordo com o Ibre/FGV.
Tanto em março quanto em abril, os principais afetados dentro da população ocupada foram os trabalhadores informais e os autônomos, que geralmente ganham menos no mercado. Em maio, mês completo de isolamento, a expectativa é que os cortes sejam aprofundados, atingindo os empregados formais e de remuneração mais elevada de forma mais severa.
Os trabalhadores com carteira assinada vinham sendo parcialmente protegidos por um programa do governo que permitiu a redução de jornada e salário ou suspensão temporária dos contratos – cerca de 8 milhões de trabalhadores foram incluídos no programa, segundo dados mais recentes do Ministério da Economia.
O pesquisador do Ibre/FGV Daniel Duque qualifica como dramática a inflexão no mercado de trabalho, que mostrava uma relativa melhora até fevereiro, antes de a pandemia obrigar as pessoas a ficarem em casa. Olhando os efeitos do isolamento no trimestre terminado em abril, na comparação como os três meses encerrados em janeiro, quase todos os segmentos foram atingidos – a exceção foi a administração pública. .


Nenhum comentário:

Receba Notícias Pelo Whatsapp

 Anuncie Aqui no TV Canal