Câmara apoia unificação de tributos de Guedes, mas quer reforma mais ampla - TV Canal Dom Silvério

Câmara apoia unificação de tributos de Guedes, mas quer reforma mais ampla

Share This

Embora demonstrem apoio à proposta do governo de unificar impostos como PIS e Cofins, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e líderes partidários defendem que o Congresso siga com o debate em torno de uma proposta mais ampla. Eles ressaltam que a primeira fase da reforma do governo, prevista para ser entregue ao Congresso amanhã, representa apenas uma parte das matérias discutidas pelos parlamentares. Por isso, querem que o texto seja acoplado a uma proposta abrangente.
Nos bastidores, membros da equipe econômica afirmam que não há consenso para essa ampliação de escopo da reforma tributária no momento. Atualmente, há duas propostas de emenda à Constituição (PECs) que envolvem simplificação de tributos no Congresso: a 45, na Câmara, e a 110, no Senado. Os dois textos propõem uma reestruturação da carga tributária por meio de um imposto único. A proposta da Câmara elimina cinco impostos. A do Senado substitui nove impostos por um único sobre o consumo.
Apesar de considerar a reformulação de programas sociais mais urgente neste momento, o ministro da Economia, Paulo Guedes, decidiu enviar a primeira fase da reforma tributária na tentativa de reduzir críticas sobre o atraso do governo para entrar no debate. O texto do governo unifica PIS e Cofins para criar uma contribuição sobre bens e serviços. A alíquota deve ficar em 12%. À reportagem, Rodrigo Maia disse que a proposta do governo vai na mesma direção da que tramita na Câmara e também da PEC no Senado. 

Nenhum comentário:

Receba Notícias Pelo Whatsapp

 Anuncie Aqui no TV Canal